Ipiranga do Piauí festeja hoje seu 55º aniversario
O município de Ipiranga do Piauí situado no Sudeste Piauiense comemora nesta sexta-feira 15 de dezembro 55 anos de emancipação política e administrativa, para marcar a data a Câmara realiza na tarde desta sexta-feira Sessão Solene em homenagem ao município.
O atual município de Ipiranga do Piauí originou-se do antigo povoado denominado “Buriti”, os primeiros habitantes da localidade foram os irmãos André e Geremias Bulcão que chegaram a região por volta do ano de 1878, atraídos pelos vales unidos, chamados brejos, e pelas chapadas cobertas de maniçoba, da qual se extraia excelente borracha.
O povoado “Buriti” recebeu essa denominação devido à abundante presença de buritizeiros nos seus brejos, tornando um dos maiores buritizais do estado do Piauí.
Povoados que compõem o município.
Constituição e divisão territorial do município: O território formador do município de Ipiranga do Piauí foi desmembrado de Oeiras, através da lei Estadual n° 2.061 de 07 de dezembro de 1960, e instalado solenemente aos 15 dias do mês de dezembro de 1962.
Os povoados que compõem o município são: Furta-lhe a Volta ,São Jose dos Cocos, Brejo da Fortaleza, Malhada, Macaúba, Baixão dos Cassianos, Jardim, Guabiraba, Cupins, Areal, Tapera do Machado, Minas, Canto, Tabocas, Coqueiro, Ponta D’água, Frade, Baixa do Jardim , Pinga, Barrocão, Serra Caatinga Alta, Serra do Mel, Serra Fava Preta e Serra da Batinga.
Os acidentes geográficos são: Serra da Fortaleza, Morro Feio, Pedra do Forte, Morro Pelado, Pedra Vermelha, Morro do Mina, etc.