Ipiranga do Piauí completa hoje (15/12) 58 anos
Neste 15 de dezembro de 2020 o município de Ipiranga do Piauí completa seus 58 anos de emancipação política e administrativa. O município de Ipiranga do Piauí é relativamente novo, sua criação oficial se deu no ano de 1960 pela lei 2.061 de 07 de dezembro daquele ano. A instalação só aconteceu dois anos após a aprovação de lei. A luta para o desmembramento já perdurava alguns anos e o seu povoamento iniciou há cerca de dois séculos.
Os primeiros moradores que se tem registro histórico no município foram André Bulcão e Geremias Bulcão, no século XIX. Acredita-se que essa família chegou ao mesmo tempo que as famílias Soares, Mendes, Fontes, Borges Leal e logo em seguida as famílias Rufino Silva, Cortez, Almeida e outros que foram chegando e se instalando.
Em 1963 tomou posse Joel Borges, primeiro prefeito eleito pelo povo, e recebeu o município de Luiz de Moura Rabelo, prefeito indicado para conduzir a transição do Povoado. Coube a Joel a missão de estruturar o município que contratou o senhor Manoel Pascoal Guimarães para projetar uma carta topográfica para as ruas da cidade. (Revista Origem/Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rego).
Os povoados que compõem o município são: Furta-lhe a Volta ,São Jose dos Cocos, Brejo da Fortaleza, Malhada, Macaúba, Baixão dos Cassianos, Jardim, Guabiraba, Cupins, Areal, Tapera do Machado, Minas, Canto, Tabocas, Coqueiro, Ponta D’água, Frade, Baixa do Jardim , Pinga, Barrocão, Serra Caatinga Alta, Serra do Mel, Serra Fava Preta e Serra da Batinga.O centro do município é formado pelos bairros: Alto Alegre, Santa Catarina, Boa Vista, Brocões, Nobiles e Cidade Nova.
Atualmente o município é administrado pelo prefeito Dr. José Santos Rego (5º mandato) e pelos vereadores: João Batista(Presidente) Zé de Antonio de Rosa (Vice-Presidente), Márcia Macedo (1ª Secretária), Tiago Leal (2ª Secretária), Rufino, Edivaldo Fontes, Neilon Carvalho, Lucidio Rodrigues e Paulo Cortez.