Desfile da Independência resgata a história do município
A manhã do dia 07 de setembro foi de muito patriotismo, saudosismo e uma reverência ao passado e a história do município de Ipiranga do Piauí e seus ilustres moradores do passado. Este ano o Desfile da Independência teve como tema: “Ipiranga do Piauí sua gente sua história”. Uma multidão prestigiou o evento cívico em alusão a Independência do Brasil.O desfile teve início na Praça Rosa Cortez, nas imediações da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí.
De lá as instituições saíram em cortejo e percorreram as principais ruas do Centro. O desfecho da solenidade aconteceu na Rua José do Rego, em frente ao Edifício Vereador Luís Ramos, da Câmara de Vereadores, onde ficaram as autoridades. Além de centenas de populares, participaram da solenidade do 07 de setembro em Ipiranga do Piauí várias autoridades municipais. Entre elas: o prefeito, Dr. Zé Maria (Progressista), a primeira-dama, Bernadete Lopes, o vice-prefeito, Gilvá Ramos (SD), o presidente do Poder Legislativo Ipiraguense, Lucas Cortez Rufino Neto (PSDB) e os Vereadores: Zé de Antonio de Rosa, João Batista, Zé de Joel, Neilon Carvalho, a secretária municipal de Educação, Francisca de Assis dos Santos Lima, dentre outros.
A Parada do Dia da independência foi aberta pela Pré-escola Maricas Lopes. O encerramento do desfile foi feito pelos vaqueiros e seus cavalos. Outras instituições civis e militares e representações locais que participaram da solenidade foram: a Galeria dos Vereadores, Creches, APAE, Pelotão Mirim da Polícia Militar, Balé Municipal, Banda Municipal, 3º BEC de Picos (Batalhão de Engenharia de Construção), Escola Municipal Santa Catarina, Bíblia Sagrada, Escola Municipal Antônio Tapety, Secretaria Municipal de Educação, Escola Dr. Antônio Santos, Secretaria Municipal de Saúde, Academia da Saúde, SAMU, Unidade Escolar Manuel Ribeiro, Secretaria Municipal de Agricultura, Farinhada, Assentamento e Associações, Escola Municipal Sinobilina, Cultura Ipiranguense, Escola Liberato Vieira, Economia, Comércio, Escola Treze de Maio e o Projeto Cras é Cidadania.