Câmara participou da Semana da Pessoa com Deficiência
Associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Ipiranga do Piauí, durante o mês de agosto está com intensa programação, com diversas atividades, contemplando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla, com o tema: Família e pessoa com deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas, o tema requer ampla mobilização, no sentido de preparar as famílias e as pessoas com deficiência para aquisição das competências, habilidades, atitudes, valores e ética necessárias para atuarem com segurança no cotidiano e nas interações sociais.
Parceira do evento, a Câmara Municipal de Ipiranga do Piauí, realizou na tarde desta quinta-feira 22, uma roda de conversa, onde estiveram presente os vereadores: João Batista (Presidente), Tiago Souza (Vice-Presidente), Márcia Macedo (2ª Secretária), Edivaldo Fontes, Neilon Carvalho, Rufino e Paulo Cortez, além da presença do Vice-Prefeito Gilvan Ramos e ex-prefeito Dr. Francisco Mário Mendes, dirigentes da APAE, alunos, familiares e comunidade em geral.
As comemorações encerram nesta sexta-feira, mas foi desenvolvida uma série de atividades durante a semana, sendo considerado muito positiva a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla aqui em Ipiranga do Piauí.
No ano passado, foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto. A primeira Apae no Brasil resultou do protagonismo das famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, devido à ausência de Políticas Públicas, para esses cidadãos. Em decorrência, hoje, no Brasil conta com 2.178 Apaes, mais de 350.000 famílias encontram-se atendidas na Rede Apae. Um Movimento que cresceu, ficou adulto e está iniciando a terceira idade aos 63 anos de existência. Em toda a sua caminhada histórica, inúmeras bandeiras foram levantadas, muitas derrotas e muitas conquistas vêm acontecendo.